segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Capoeira Angola e educação ambiental - africanamente escola de capoeira angola




Capoeira Angola e Educação Ambiental
Mag e Guto
Compreendemos que a Educação Ambiental trata-se de uma de sensibilização para a relação com o meio ambiente, pois sabemos da sua existência e que de uma forma ou outra nos relacionamos com ele. A questão é a qualidade dessa relação. Devemos buscar aprender, reconhecer, valorizar e a agir de forma que faça bem a nós e ao ambiente.
Essa sensibilização pode ser de várias formas, vários meios de acessar e despertar nos indivíduos a consciência que fazemos parte deste todo, isso pode ser com saídas de campo para o mato, abraçar uma árvore, observar os pássaros ou trocar idéias sobre o assunto. Uma roda de capoeira ao ar livre, com as pessoas cantando, tocando o chão, se sentindo bem é uma forma de sensibilização, mas tem questões que podemos nos aprofundar aí.
Nós da Áfricanamente Escola de Capoeira Angola acreditamos no potencial educacional da capoeira angola, através dos valores afrodescendentes que esta arte preserva.
A vivência de uma roda de capoeira é uma forma lúdica de nos conectar, de reverenciar a terra, sua musicalidade é feita com instrumentos que trazem a sabedoria do mestre em cortar a madeira certa, reconhecer as sementes, aproveitar o couro e reciclar arame de pneu ao invés de comprá-lo. Na corporeidade da capoeira está a inspiração nos animais haja visto o nome dos movimentos, rabo de arraia, escorpião, vôo do morcego, caranguejo, passo do gato, assim como sua estética. E a questão da saúde, que a prática da capoeira traz, acompanhada na atualidade com a questão da alimentação menos agressiva e do uso da bicicleta como meio de transporte de muitas pessoas que a pratica.
As cantigas da roda trazem na sua oralidade mensagens de uma vida próxima a natureza “a maré subiu, sobe maré, a maré desceu; desce maré”, “apanha a laranja no chão tico-tico”, “pomba vôo, pomba vôo”, “Biriba é pau pra fazer berimbau”.
Valores éticos da cosmovisão de mundo africana, preservados na Capoeira Angola, como “O Ser integrado ao todo”, nos trazem referenciais do papel do indivíduo não só na sociedade, mas compondo também o ambiente. A complementaridade nos apresenta a idéia que quando nos juntamos nos completamos num coletivo com mais opções, vivências, saberes e práticas e esta troca valoriza e heterogeneidade e diversidade de um grupo.
Comunitarismo tem uma proposta de organização que valoriza a harmonia de uma comunidade como um organismo vivo capaz de solucionar coletivamente suas questões e compartilhar recursos, caminha no sentido contrário da sociedade individualismo atual que gera um consumismo e desperdício de recursos.
Axé é poder de realização ou energia vital que circula em nós e em tudo que tem vida é alimentado e estimulado com outros elementos como a água, as folhas tradicionais, pedras, alimentos... Esse valor se apresenta no mítico de toda expressão cultural e visão de mundo que vem de África e que se desenvolveu na diáspora.
Se formos prestar atenção no momento histórico de 1980 em nosso país veremos o levante de muitos movimentos sociais e circulação de informações em locais como a universidade, aí perceberemos outra tangente entre a Capoeira Angola como Movimento Negro e os movimentos ambientalistas que tomaram outras proporções após a reabertura democrática. Isso cria nos capoeiristas inclusive nos mestres uma consciência e iniciativas práticas de cunho ambientalista.

Porto Alegre, Outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário